A exuberante Nova Iorque brasileira, fica distante 565 km de São Luís, no Maranhão. Localizada entre a Amazônia e o Sertão Nordestino, é detentora de paisagens, belos cartões postais com imponente natureza. Cidade pequena, simples, sem violência, atrativa para turistas do Brasil e do mundo. Assim é Nova Iorque no Sul do Estado do Maranhão.
Conhecida pela referência a sua xará dos Estados Unidos (New York). A cidade possui fascinantes pontos turísticos. Alguns desses levam o nome de locais americanos, como a ilha de Manrrattan.
Estrutura para receber turistas
A cidade possui opções de hospedagem, estrutura de bares e restaurantes, onde pode se desfrutar de calmarias e de belas paisagens no local. Lugar se apresenta como ótima opção para férias e fim de semana. Nova Iorque pode ser considerada uma cidade bonita, cercada de muito verde e convidativa ao lazer.
Foi fundada no ano de 1886. A localidade está em uma altitude de 178m em relação ao nível do mar. A população estimada em 4.521 habitantes. A área total de Nova Iorque é de 968,0km², e sua densidade demográfica é de 4,67hab/km² (habitantes por km²). Nova Iorque recebeu status de vila pela lei provincial nº 1382 de 11 de maio de 1886 com território desmembrado de Pastos Bons e foi elevado à cidade em 1919.
Visitantes buscam belezas naturais e calmaria da cidade
Possui um lago artificial, formado pela construção da barragem, que engoliu a cidade, e deu aos nova-iorquinos uma bela praia de água doce. A praia do Caju se transformou no principal atrativo turístico da cidade. Local que já chegou a receber 12 mil pessoas num só dia. Pessoas que estão fugindo dos estresses das grandes cidades. A alta temporada em Nova Iorque vai de junho até outubro, quando as chuvas param. Nesse período é considerado melhor época para um banho de tranquilidade nas águas mornas, em tons de azul no lago da boa esperança.
Outra atração para os turistas é o passeio de barco pelo lago, que pode levar o visitante em vários refúgios, escondidos nesse pedaço de paraíso. O lago chega a 45 metros de profundidade e lá no fundo tem uma cidade inteira para visitar. Contam os pescadores, que muita gente já mergulhou lá nesse local, e viu inclusive a torre da igreja de Santo Antônio.
Barragem da Boa Esperança e as paisagens
Também vale destacar entre os atrativos de Nova Iorque, a barragem da Boa Esperança. Essa obra que mudou a cidade de lugar e trouxe uma compensação, para fortalecer o turismo na cidade. Dando origem a um dos maiores lagos artificiais do Brasil. Considerado o maior do Maranhão. Lá o visitante pode apreciar um imenso espelho d`água moldurado por serras, morros e vegetação nativa do serrado.
Tendo em vista a construção da Barragem de Boa Esperança, em 1968, a Cidade foi totalmente tomada pelas águas da represa. Com recursos do Governo Federal, construir-se, então, uma nova sede, em local distante, totalmente planejada e que se constitui em modelo de cidade de pequeno porte.
Rio Parnaíba é base de desenvolvimento
É uma cidade cheia de curiosidades, especialmente na sua história. Banhada pelo Rio Parnaíba, Nova Iorque do Maranhão tem sua trajetória ligada ao Rio. Foi seguindo o curso dessas águas, que no século XIX chegaram os primeiros moradores. Uma família portuguesa se estabeleceu inicialmente, depois vieram outros habitantes navegando pelo rio até o local.
O comércio de alimentos entre Maranhão e Piauí até o final dos anos 60 dependia do Rio Parnaíba, e Nova Iorque era o centro desse comércio. Também é por causa do Rio Parnaíba, que a cidade cresceu por meio do turismo. Inúmeras opções de hotéis e pousadas são oferecidos aos visitantes.
Outras atrações de Nova Iorque do Maranhão
Outro atrativo são as ilhas de Manrrattan. O que pode ser visto como um paraíso particular no meio da represa de boa esperança, que é avistado durante o passeio de barco. Um local espetacular para apreciar e curtir o pôr do sol do lago numa vista encantadora.
No mês de junho, é comemorado o festejo de Santo Antônio (Padroeiro da cidade). A aproximadamente 2 km do centro da cidade, está localizada a Praia do Caju, que está localizada na margem do lago formado pela Barragem de Boa Esperança. No mês de setembro, é realizado o Festival de Caju, o maior evento do calendário da cidade, sendo prestigiado anualmente por muitas pessoas.