Na cidade planejada Woven City que está sendo construída pela fabricante de automóveis Toyota, perto de Mount Fuji no Japão, existe ampla e imponente modernidade. Nesse espaço urbano, o planejamento contempla muita conectividade, modernas tecnologias, inteligência artificial, facilidade de deslocamentos e destacado compromisso com sustentabilidade. Woven City (Cidade Tecida, em tradução livre), é a cidade protótipo do futuro, que têm três pilares: foco no ser humano, laboratório vivo com pista de testes para mobilidade inovadora e ideias novas para melhorar os fluxos de informações para pessoas.
Cidade da Toyota: casas inteligentes e com fácil deslocamento dos moradores
Nesse modelo urbanístico, todas as casas vão ser inteligentes, incluindo, robôs domésticos, frigoríficos que fazem a encomenda automática de compras, e também sensores que recolhem dados de saúde dos habitantes. Os deslocamentos serão feitos exclusivamente em veículos totalmente autônomos e com zero emissão de poluentes.
Espaço para testar tecnologias futuras
De acordo o presidente da Toyota Motor Corporation Akio Toyoda, a construção de uma cidade completa desde o início, mesmo em pequena escala, é uma ótima oportunidade para desenvolver tecnologias futuras. Desse modo, conectando pessoas, prédios e veículos por meio de sensores e dados.
Primeiros moradores serão funcionários da Toyota
Destacando que a ideia do projeto é de que os primeiros moradores sejam funcionários da companhia e suas famílias, além de casais de aposentados, comerciantes, parceiros da empresa e cientistas. Posteriormente, a população inicial de 2 mil pessoas pode aumentar, conforme a evolução desse modelo.
Cidade vai contar com posto de abastecimento de hidrogênio
Sustentabilidade é marca registrada no projeto da cidade. Para valorizar a ideia de compromisso ambiental, a Eneos e a Toyota vão explorar a produção e o uso de hidrogênio verde, produzido sem emissões de CO2 em Woven City. Em acordo assinado, as empresas, junto com a Woven Planet, decidiram fazer um posto de abastecimento de hidrogênio.
O local fica próximo à região futurista, para abastecer os veículos elétricos, utilizados no município. O posto de abastecimento de hidrogênio Eneos está programado para começar a operar antes mesmo da abertura da Woven City, em 2024-2025.
Diferentes tipos de ruas na cidade
Na cidade do futuro japonesa, o projeto prevê três tipos de ruas: uma para veículos rápidos, outra para motos, scooters e pedestres e a última apenas para pedestres. O modelo foi elaborado pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, responsável pelo edifício 2 World Trade Center em Nova York e pelas sedes da Google em Mountain View e Londres.
Edifícios para diminuir a emissão de carbono na cidade da Toyota
Importante salientar que a cidade totalmente sustentável terá edifícios feitos de madeira para diminuir a emissão de carbono e energia elétrica. O projeto conta com geradores movidos a células de hidrogênio e painéis solares.