Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, perto de Londrina, Assaí se destaca nacional e internacionalmente pela inovação. Com uma população de 13.797 habitantes, segundo o IBGE, o município foi eleito em 2024 como uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo pelo ranking Smart21 do Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF), ao lado de Curitiba e Ponta Grossa. Em junho, Assaí deu um salto, entrando para a lista das sete comunidades mais inteligentes do mundo no ranking TOP7. Em novembro, o vencedor será definido no Smart Cities Awards, em Barcelona.
A trajetória de Assaí rumo à inovação começou em 2023, quando a cidade já estava entre as 21 primeiras do ranking. A meta de Assaí é tornar-se a primeira cidade-laboratório do Brasil, utilizando um modelo colaborativo que aproxima o setor privado, o setor público e as universidades. Com foco na gestão inteligente e no investimento em educação, o município se destaca na retenção de talentos e na aplicação de políticas públicas para modernização e transformação digital.
Assaí e o reconhecimento nacional e internacional
Além da premiação internacional, Assaí foi reconhecida nacionalmente pelas boas práticas em gestão pública no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O município venceu na categoria Empreendedorismo na Escola com o projeto Assaí Tech, que fomenta a Tecnologia da Informação e promove oportunidades de aprendizagem para alunos de escolas municipais e estaduais. As ações do Assaí Tech abrangem desde a educação básica até o primeiro emprego, incluindo ensino bilíngue, aulas de programação, design e empreendedorismo.
O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, afirma que Assaí é um modelo para o Brasil. “Das sete cidades finalistas do prêmio, duas são do Brasil e estão no nosso Estado. Isso é motivo de orgulho para os paranaenses e mostra que estamos no caminho certo, trabalhando conforme as tendências mundiais para o futuro”, afirma.
A Agência de Inovação do Vale do Sol
Com o apoio do Governo do Estado, Assaí inaugurou a Agência de Inovação do Vale do Sol, um ambiente promotor de inovação credenciado pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). A agência visa gerar empregos e renda, melhorar a qualidade dos serviços de saúde e educação e promover o bem-estar da população de forma sustentável. Equipado com estúdios de fotografia, TV e gravação de podcasts, espaço coworking, escritório virtual e salas multiuso, o local oferece cursos de programação, design, banco de dados, gestão de negócios e marketing digital.
O espaço está localizado no Colégio Estadual de Ensino Profissionalizante (CEEP), que possui cerca de 800 alunos e atende nove municípios da região Norte. Entre os principais projetos estão o desenvolvimento de startups, sistemas e aplicativos voltados para os setores do agronegócio, engenharia elétrica, mecânica e automação.
Iniciativas educacionais inovadoras em Assaí
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de Assaí. O projeto Passaporte Estudantil é uma das iniciativas da prefeitura para garantir a equidade no acesso à educação e à formação técnica. Desse modo, subsidia bolsas de estudos de graduação para jovens que concluíram o ensino médio, auxiliando-os até a busca do primeiro emprego.
Assim como o projeto Assaí Tech e a Agência de Inovação, o Passaporte Estudantil integra o ecossistema de inovação Vale do Sol. Criado em 2022, esse ecossistema visa contribuir para a eficiência do setor público e a evolução da cidade por meio de soluções tecnológicas e inovadoras que permitem a modernização de processos e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A iniciativa inclui diversas áreas da cidade, desde educação e saúde até cultura, esporte e lazer.