A internet das coisas (IoT) chegou às ruas de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, que avança para se tornar uma cidade inteligente. A novidade deste ano é a rede de bocas de lobo inteligentes, que ajuda a combater enchentes e alagamentos.
Da primeira boca de lobo inteligente instalada, o sistema avançou para outras 560 que estão sendo postas em operação, com investimento de R$ 840 mil, sendo os recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
O equipamento conta com um sensor que informa se o cesto está cheio e emite um alerta. O sinal chega a um servidor, no qual a informação é captada e, assim, é possível determinar a necessidade da limpeza imediata ou não da boca de lobo. O alerta chega quando acontece uma enchente e bate 70% da capacidade do bueiro.
Ainda não há, no entanto, uma data final para a instalação de todos os equipamentos na cidade.
Laboratório de testes
A cidade de Santo André está inserida no Programa ConectiCidade, que torna o município um laboratório para testes de soluções e aplicações relacionadas ao conceito das cidades inteligentes e digitais.
Com isso, a população já conta com uma infraestrutura própria de fibra ótica que cobre 95% da área urbana. Além de IoT, está presente a aplicação de big data e inteligência de dados. As ações de inteligência e prevenção incluem a instalação de centrais meteorológicas, câmeras de monitoramento (com foco em drenagem) e a implantação de sistema integrado de gestão.
Os esforços objetivam preparar a cidade para enfrentar os efeitos das chuvas de verão, reduzindo os riscos de enchentes e alagamentos.
Fonte: https://www.terra.com.br/byte/santo-andre-sp-tera-bocas-de-lobo-inteligentes-para-combater-enchentes,b7ba18b9e931c5bfcbfac3fd75eb4406ff3ipyr9.html