As aplicabilidades das tecnologias da Indústria 4.0 possuem enormes capacidades de gerarem resultados nas organizações empresariais. Especialmente agregam valor na otimização de processos e na agilidade produtiva. Para essa finalidade de evoluir empresas a Indústria 4.0 é uma grande aliada, proporcionando avançadas mudanças tecnológicas e desenvolvendo cultura empresarial eficiente e sustentável.
A Indústria 4.0 também é chamada de Quarta Revolução Industrial. Ela envolve amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Formas modernas que estão mudando estilos de produção e os formatos de negócios no Brasil e no mundo. É um modelo que complementa a estrutura de produção das organizações, trazendo mais conectividade e informações. Vale salientar que essa tecnologia é aplicável para grandes indústrias, mas também para organizações de pequeno porte. Essas empresas também podem e devem se adequar a novos modelos.
Em outros países, a Indústria 4.0 está mais forte e já começou a se tornar realidade, inclusive com o apoio dos governos das principais potências econômicas, que a tem colocado no centro de suas estratégias de política industrial. Para o Brasil, isso cria um duplo desafio, pois além de buscar a incorporação e o desenvolvimento dessas tecnológicas, é necessário fazê-lo com eficaz agilidade, visando evitar que o gap de competitividade entre o Brasil e alguns de seus principais competidores aumente.
Desafios da Indústria 4.0 no Brasil
O desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil envolve desafios que contemplam desde os investimentos em equipamentos que incorporem essas tecnologias, à adaptação de layouts, adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas ao longo da cadeia produtiva, criação de novas especialidades e desenvolvimento de competências, entre outras.
Entre os principais desafios é criar um modelo com novas formas de gestão e engenharia em toda a cadeia produtiva. Por exemplo, no aprimoramento de processos no cruzamento de informações, que permitam conectar o pedido de compra, a produção e a distribuição de forma autônoma. Tudo isso, sem que pessoas precisem tomar decisões a todo o momento. Considerando que poucas empresas estão preparadas para enfrentar todas estas mudanças de uma vez. Por outro lado, milhares de empresas que deverão participar do processo de difusão dessas novas tecnologias, gradativamente, de acordo com suas trajetórias, capacitações e suas estratégias de negócios, visando adequação e sobrevivência de seus negócios.
É essencial observar que é um desafio tecnológico que traz amplas vantagens. A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade das empresas, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor.
Nesse cenário, quando uma empresa determina foco em investir na Indústria 4.0, por consequência estimula as demais a agilizarem sua inserção na nova onda. Desse modo, aquelas empresas, que não aderirem, ficam com maior probabilidade de não conseguirem sobreviver no novo ambiente competitivo.
Vantagens da implementação da Indústria 4.0
A – Mais integração nos departamentos da empresa
Com a crescente digitalização de processos proporcionada pela Indústria 4.0, os departamentos da empresa passam a se interligar mais rapidamente de forma eficaz. Dessa forma, otimizando processos e simplificando fluxos de trabalho. Se os departamentos estão alinhados e atuam de maneira colaborativa, os resultados tendem a ser ainda mais precisos e positivos.
B – Eficiência produtiva e agilidade da informação
Na implementação da Indústria 4.0 na empresa, os processos se tornam mais fortemente mais ágeis. Um exemplo é o uso da Inteligência Artificial que utiliza sistemas digitais no lugar de pilhas de papel, economizando horas ou até dias de um especialista analisando os dados e planilhas. Outro benefício é a otimização de tempo proporcionada pela Indústria 4.0, permitindo acesso rápido as informações importantes. Dessa maneira, os gestores têm mais tempo para análises de resultados e planejamento de estratégias.
C- Significativa redução de gastos
Com a Indústria 4.0 as máquinas são capazes de realizar autodiagnostico e os processos podem ser autoajustados para o melhor desempenho. Nesse contexto tecnológico, as falhas de processo e de operação podem ser previstas com antecedência antes de ocorrer. Dessa maneira é gerada mais economia e ainda há contribuição para a sustentabilidade. A empresa fica numa gestão otimizada para evitar o desperdício de matérias-primas, por exemplo, consequentemente, com significativa redução de custos.
Investimentos maiores na tecnologia 4.0 estão concentrados nas grandes empresas
Grupo seleto de empresas iniciou esforços para implementar a Indústria 4.0 em suas plantas. Os players líderes do setor de manufatura estão percebendo o significativo valor de dados e analytics, inteligência artificial (IA) e machine learning (ML). Entretanto, a grande maioria das empresas, continua presa a experimentos de pilotos, lutando para capturar todo o potencial de seus esforços de transformação ou para gerar retorno satisfatório sobre o investimento.
As empresas líderes nessas transformações estão capturando benefícios em toda a cadeia de valor de manufatura (aumentando a capacidade de produção e reduzindo perdas materiais, aumentando os lead times de entrega e atendimento ao cliente, alcançando maior nível de satisfação do cliente e reduzindo seu impacto ambiental). Multiplicados para toda a rede de plantas, esses ganhos podem transformar fundamentalmente a posição competitiva de uma empresa.
Um importante aprendizado que as organizações que tiveram sucesso em escalonar inovações digitais é como elas iniciaram sua jornada de impacto. Antes de se lançar em compras e implementação, as empresas líderes dedicam tempo para identificar todo o potencial da Indústria 4.0. Elas possuem como estratégia investir em áreas de alta alavancagem na cadeia de valor de manufatura e elaboram uma estratégia de manufatura digital e um roadmap de implementação precisos.
Etapas para implementar a Indústria 4.0
A – Avalie os recursos – Para iniciar o processo de implementação da Indústria 4.0, comece mapeando os recursos que serão necessários, entre eles: profissionais especializados e capacitados, processos que deverão ser readequados e tecnologias necessárias. Parcerias no projeto, por exemplo, pesquise sempre por empresas confiáveis que possuam credibilidade no mercado.
B – Planejamento e estratégia – Para que a implementação da Indústria 4.0 na sua fábrica tenha bons resultados, é necessário contar com eficaz planejamento, que defina como a empresa atingirá os objetivos almejados. Inclua na sua estratégia a contratação de profissionais especializados em indústria 4.0 e que, ao mesmo tempo, possuam habilidades específicas para essa área.
C – Metas por etapas – Como alguns desafios são mais significativos que outros. Importante é resolver por etapas. Ou seja, procure lidar com um objetivo por vez, demonstrando para a organização de que forma foram resolvidos. Esse passo é essencial para assegurar a estabilidade da implementação da Indústria 4.0 em longo prazo.
D – Pessoas com mentalidades para melhorias – Implementar a Indústria 4.0 na sua empresa também é implantar nas pessoas uma nova forma de pensar. Se o objetivo da Indústria 4.0 é justamente tornar uma empresa mais eficiente e fazer com que ela melhore e obtenha resultados mais promissores. Nesse sentido é fundamental que pessoas tenham a mesma mentalidade, focando na melhoria contínua no aprimoramento de processos.
Mercado de trabalho para a Indústria 4.0
Surge um expressivo desafio com tantas mudanças, o profissional inserido na Indústria 4.0 precisa estar adaptado a essa nova realidade. É essencial qualificar os profissionais nesse novo cenário das empresas. Essa qualificação é ampla, entre essas estão às técnicas de programação, robótica colaborativa, análise de dados. Além disso, é necessário desenvolver competências socioemocionais com métodos para estimular a criatividade, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação.
Estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apontou as profissões, de nível médio e superior, que devem ganhar relevância, se transformar ou surgir nos próximos anos. A previsão dessa pesquisa é que surjam 30 novas ocupações em oito áreas, com perfis distribuídos nos segmentos automotivos; alimentos e bebidas; máquinas e ferramentas; petróleo e gás; têxtil e vestuário; química e petroquímica; tecnologias da informação e comunicação, e construção civil. Essas áreas estão entre as que mais devem ter seus processos transformados e que apostam na dominância das tecnologias digitais para a competitividade dos seus negócios na próxima década.
ados com ampla conectividade