Atendimento domiciliar na saúde: perspectivas para o futuro

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Em um mundo em constante evolução, a medicina não fica para trás. O modelo tradicional de atendimento está passando por uma reviravolta significativa, com a migração do atendimento dos estabelecimentos tradicionais para os domicílios. Até 2025, estima-se que até 25% do custo total dos atendimentos aos beneficiários do Medicare Fee-for-Service (FFS) e do Medicare Advantage (MA) nos EUA, o que equivale a cerca de 265 bilhões de dólares, possa ser transferido para o Atendimento Domiciliar, sem comprometer a qualidade ou o acesso aos serviços de saúde.

A Covid-19 como catalisador do atendimento domiciliar

A pandemia acelerou essa transição. O crescimento do atendimento virtual e as novas necessidades de cuidados contínuos e de longo prazo, associados à chegada de novas tecnologias e ao aumento do investimento no mercado de saúde digital, estão contribuindo para o surgimento do Atendimento Domiciliar. O uso de telessaúde, por exemplo, foi 38 vezes maior em fevereiro de 2021 do que antes da pandemia. A paridade de reembolso da telessaúde ainda é incerta, mas os pagadores e os prestadores têm a oportunidade de atender às necessidades dos pacientes, que estão em constante mudança.

Mais valor e melhor qualidade

Os stakeholders estão explorando maneiras de prestar um atendimento de melhor qualidade, especialmente para uma população em processo de envelhecimento. O Atendimento Domiciliar tem potencial para ser uma resposta eficaz a esse desafio. As consultas com clínicos gerais via telessaúde, a diálise domiciliar autoadministrada e os serviços domiciliares de enfermagem especializada, com monitoramento remoto do paciente e assistência nas atividades diárias, são algumas das maneiras como o Atendimento Domiciliar está redefinindo a experiência do paciente.

O futuro do atendimento domiciliar

Apesar do crescimento do Atendimento Domiciliar, diversos fatores podem afetar a adoção desses serviços. Entre eles, a legislação, a aceitação dos pacientes e a infraestrutura tecnológica adequada são fundamentais. As estratégias bem-sucedidas para adoção do Atendimento Domiciliar devem incluir políticas apropriadas, o envolvimento dos pacientes e um investimento contínuo em tecnologias avançadas.

Com a implementação eficaz e o suporte adequado dos stakeholders, o Atendimento Domiciliar pode se tornar a norma para muitos serviços de saúde. Essa mudança não só tem o potencial de gerar valor para os prestadores de cuidados de saúde, as empresas de tecnologia e os investidores, como também pode melhorar a qualidade do atendimento e a experiência dos pacientes. É um caminho promissor, onde a saúde encontra o conforto e a conveniência do lar.

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